Tabela Periódica atualizada para aulas

Quando eu estava no primeiro ano do Ensino Médio, meu professor de Química que sabia da minha paixão pela área me presenteou com uma grande tabela periódica que tinha sobrando

Estive recentemente pensando… “Onde eu vou encontrar uma tabela dessas quando for dar aulas?. Aquela era uma fornecida pela editora do livro que utilizávamos. Mesmo que ganhasse futuramente uma daquelas da editora, seria muito frágil, logo se partiria também.

Então, eu pensei: “Por que não faço uma tabela em formato de banner?!“. Gente, fala sério, essa ideia é boa, não? haha. Porque banners de lona são bem resistentes e durariam muito tempo! Dito e feito. Fiz!

WP_20151021_030

Para isso, fui atrás de imagens de tabelas periódicas que eu poderia mandar imprimir. No entanto, eu não achava nenhuma tabela que fosse com uma resolução boa e tivesse uma imagem grande, para que a impressão em lona ficasse bonita. Fiquei preocupada em usar imagens pequenas e a tabela perder a qualidade, ficar pixelizada.

Até que encontrei na internet uma tabela elaborada por Robert Campion com uma resolução adequada para impressão em banner. Como estava em inglês, decidi traduzir para o português. Fiz também uns ajustes de cores, para que ficasse mais nítida a visualização na impressão. Demorei mais de 3 horas para traduzir tudo. Mas valeu a pena!

tabela periodica 24-2-17.jpg

Caso queira salvar essa imagem em boa resolução, clique na tabela para abrir e clique novamente para ampliar a imagem. Após isso, salveAssim, você estará salvando a imagem com boa qualidade 🙂

Atualização: Como podem comparar entre a foto e o arquivo acima, eu editei a imagem da tabela. A última linha está agora completa com os elementos de 113-118. Usei como referência a tabela disponibilizada pela IUPAC, atualizada em 28/11/2016. Bom, as massas desses elementos eu mantive as originais da tabela disponibilizada originalmente pelo autor, com exceção do elemento 117 que não consta a massa. As massas oficiais da IUPAC provavelmente demorem mais para sair. Quanto à tradução dos nomes dos elementos 113-Nihonium (Nh), 115-Moscovium (Mc), 117-Tennessine (Ts) e 118-Oganesson (Og), já existem algumas traduções para o português circulando na internet. No entanto, optei pela tradução literal que achei mais coerente, a utilizada pela revista Pesquisa FAPESP nesta notícia. Ou seja, 113-Nihônio (Nh), 115- Moscóvio (Mc), 117-Tenessino (Ts) e 118-Oganessono (Og). Quanto à coloração dos elementos, utilizei como referência a disposta pela Smithsonian Magazine nesta imagem.

Qualquer dúvida ou sugestão, entrem em contato! 🙂

Fui no xerox e encomendei a impressão. Eles me cobraram R$55 pelo banner. Não sei se esse valor está muito acima da média, porque não pesquisei preços; fiz no local que era mais próximo para mim. A tabela ficou com aproximadamente 130 centímetros de comprimento por 80 de altura. Bem grande e resistente! Amei <3.

Aqui uma tentativa falha de uma foto com a tabela! 😛

WP_20151021_036

E aí, o que acharam?!
Não esqueçam de deixar suas sugestões e comentários.
Qualquer dúvida, entre em contato comigo…
Até mais!

Karol Tarnowski

Anúncios

21 comentários sobre “Tabela Periódica atualizada para aulas

  1. Amei! Vou imprimir para dar de presente para meus alunos! O preço do banner está muito bom, onde moro é bem mais caro.

  2. Amei! Estava em busca de uma tabela em boa resolução para fazer o mesmo que você fez: um banner para levar para qualquer lugar. Coordeno projetos na área de Divulgação Científica e sempre vamos a escolas e outros locais fazer apresentações. Precisava de uma Tabela assim. Obrigada!
    Ah, coloquei o link do seu blog entre os favoritos do meu. Espero que você continue com esse projeto, pois é difícil encontrarmos coisa boa por aí e seu blog é ótimo.
    Abraços.
    http://ensquimica.blogspot.com.br/

    • Que bom que gostou!! Fico muito contente que meu trabalho te ajudou de alguma forma! Apesar de ser um pouco carinho fazer um banner grande, pelo menos dura, né? 😀 E também não dependemos de tabelas para vender por aí, fazemos a nossa mesmo. Muito obrigada por ter me adicionado no seu blog! Vou dar uma conferida nele também. Espero continuar com o Química em Prática, e ter ideias também haha. Se tiver alguma sugestão pode me falar também. 😉 Até mais!

  3. Sabe quando vc tem uma necessidade já detectada há algum tempo e não sabe como resolver!? Aí vc lê uma postagem que atende perfeitamente a sua precisão!? No mínimo, um muito obrigada pela brilhante dica! Amei!

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s