Símbolos na Química

Hoje compartilho uma aula e um plano de aula para o 1º ano (ou até mesmo Ensino Fundamental, quem sabe?) sobre as representações químicas relacionadas às equações químicas. Essa aula foi preparada pelos meus amigos de curso Rubia Ana MillnitzLucas Ribeiro de Laia para a disciplina de Laboratório de Ensino de Química II que cursamos semestre passado! Também dei minha contribuição, mas foi só em parte dos slides que haviam sido elaborados inicialmente por eles e no kit de apoio que vocês verão posteriormente. No entanto, o plano e as ideias principais foram deles, tanto é que os autores do plano são eles! 😉

89035435.jpg

Segundo os autores, a aula é para aquele momento em que o professor for trabalhar as representações da Química, como as equações químicas e seus símbolos: como os átomos, índices, coeficientes, flechas e sinais de adição. Por conta disso, os alunos já precisam ter algumas noções de átomos.

908439082

Eles pensaram em fazer inicialmente uma abordagem rápida de duas concepções acerca da formação dos elementos, a criacionista e a do Big Bang. Abaixo encontram-se os slides que preparamos, caso queira conferir. No entanto, esse visualizador não mostra as animações. Então baixe os slides no fim desse post e veja em tela cheia! Bem melhor! 🙂

Pensaram em relacionar a Química e seus elementos com o alfabeto, pois assim como os átomos se unem para formar as substâncias, as letras do alfabeto se unem para formar as palavras! Achei bem legal essa comparação quando eles apresentaram para nossa turma. 😀 Utilizando essa ideia deles, trouxe esse exemplo da água: no slide 6 temos ela na versão alfabética e na química para nossos alunos compararem haha. 🌊💧💦

agua-importancia-beber230315

Gostei também quando eles quiseram representar que a linguagem química é universal, como no slide 7. Colocamos bastante gifs animados nesses slides também para ficar mais atrativo visualmente. Não deixem de baixar os slides no fim do post para conferir. 😍

Slide7.JPG

Depois eles pensaram em comentar um pouco sobre as diferentes representações da simbologia química no passado e no presente! Sobre isso, a Tabela Periódica de hoje, caso precise dela na versão física e grande para aulas, você pode ver como imprimi a minha aqui e fazer a sua. 😍💖

Enfim… Em seguida, eles propuseram a representação da equação química para a combustão do gás de cozinha, considerando que ele é constituído predominantemente por butano. Por isso, montei aquela sequência de slides com animações que vocês conferem na versão animada desses slides.

Slide11.JPG

No slide 15, representei passo-a-passo inicialmente o butano saindo da boca do fogão e o oxigênio no ambiente. Por isso, passe os slides devagar para observar os efeitos. 😀

Slide15.JPG

Como não dá para falar da reação química sem mostrar que eles reagem ao entrar em contato, pensei em pôr isso nos slides mesmo. A seguir vocês conferem as representações relacionadas à nomenclatura (nosso alfabeto formando palavras, rs 🐸), as moleculares e as fórmulas químicas. Não consegui colocar imagens mais visuais como fiz aqui porque todos eles são gasosos! 😧

Slide18.JPG

Nesse primeiro momento, não seria discutido o balanceamento… Ele está mais a seguir, nos slides 20 e 21. Ah, e aquele exemplo animado da aula que mostrei para vocês aqui foi novamente trazido, mas com um enfoque diferente… Antes foi utilizado para explicar oxirredução; agora, para mostrar as simbologias químicas 😃.

Slide22.JPG

Posteriormente, eles pensaram em abordar outro exemplo que está mais próximo do cotidiano dos alunos para trabalhar essa simbologia química, a combustão do etanol 🔥. Trouxemos novamente essa representação das moléculas para os alunos se familiarizarem mais com essa simbologia.

Slide25.JPG

Trouxe umas imagens de canaviais para ser comentado em sala a produção brasileira de etanol a partir dessa planta e a utilização dele como biocombustível 🌱🚗🌱. Há também representações animadas do motor do carro para que os alunos estabeleçam uma conexão entre a combustão desse álcool com a representação química 😀.

4cilindros4temposm

Posteriormente, os autores sugeriram a realização de uma dinâmica, onde o professor escolhe reações químicas e entrega fichinhas contendo átomos ou substâncias, índices de estado físico, coeficientes estequiométricos, flechas e sinais de adição e os alunos tentam representar as equações químicas em grupos 👬👫👭. Depois, a turma toda poderia discutir as questões do grupo juntamente no quadro… O importante é que todos interajam e o professor discuta com a turma, né? 😉

Slide30.JPG

Fica ao seu critério quais reações escolher. Sugira abaixo nos comentários quais você escolheria? 😊 Se quiser, seria interessante entregar juntamente uma fichinha com uma importância econômica/histórica/curiosidade da reação química recebida pelos alunos, né? Pensei nisso agora. Quando eu desenvolver essa parte, adiciono aqui haha 😁.

Coincidentemente, no mesmo dia da apresentação desse plano de aula da Rubia e do Lucas, eu e a Fabrine Gaedke havíamos apresentado um plano de aula temático (compartilharei nas próximas semanas, chamado A Química da Festa Junina) e propusemos uma atividade muito parecida, porque tratamos praticamente do mesmo assunto. Até mesmo a professora da disciplina que cursamos propôs que a aula deles servisse de introdução à aula que eu e a Fabrine desenvolvemos, se fôssemos dar essa aula algum dia 😜.

A química da festa junina

Enfim, rs! Se você achar válido, pode utilizar algumas reações desses kits a seguir. Como elas são temáticas da minha aula e da Fabrine, talvez algumas reações sejam difíceis para os alunos conseguirem resolver nesse primeiro momento. No entanto, se você achar que alguma dessas reações pode ser facilmente desenvolvida por eles, poderia utilizar. O link para baixar está no fim do post 😉.

Lembrando que a parte superior da ficha fica com o professor e os alunos recebem as outras partes…  Há mesmo essas substâncias intrusas que não se adequam. Isso foi feito para que se os alunos as escolherem, possamos discutir por que elas não são possíveis, discutir que o os átomos que existem antes da reação devem ser os mesmos que os átomos após as reações químicas – embora arranjados de maneira diferente, em outras proporções 😊.

Bom, caso queiram apenas visualizar o plano de aula, trago ele a seguir. Se quiser baixar, o arquivo se encontra no fim do post juntamente com os outros aquivos.

Gente, comentem aqui embaixo o que acharam, se mudariam alguma coisa pelo grau de dificuldade, não sei… Qualquer coisa 😭. Não vou ficar chateada, juro haha! Amo quando vocês comentam porque como já disse, não me sinto como se estivesse falando sozinha haha ☺️. Além disso, quanto mais discutirmos nosso ensino de Química, mais (provavelmente) ele melhorará, né? Ah, e me digam também sobre as reações que você escolheria para os alunos trabalharem em equipes 👍! Vamos, todos os profs, nos ajudaaar 😍.

Downloads
– Slides da aula: .pptx
– Kit de reações: .pdf
– Plano de aula: .pdf

Se tiver algum problema com os arquivos ou quiser em outros formatos, entre em contato 😉.

Então é isso, genteee! Se você gosta do site, siga por e-mail para receber o conteúdo direto na sua caixa de entrada, o Facebook não tem sido muito eficaz na divulgação.
Tchau, tchau, pessoas! Até sexta que vem!
Comenteeem, hein? 😋

Karol Tarnowski

Anúncios

4 comentários sobre “Símbolos na Química

  1. Olá Karoline. Nossa muito obrigado por este site. Realmente muito bem feito e com muito carinho. E o que acho mais legal é o fato de vc compartilhar todas essas idéias. Obrigado mesmo…..

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s