Química da fermentação

Olá, pessoal. Tudo certinho com vocês? O post dessa semana é uma proposta de aula sobre fermentação, que acredito que possa ser trabalhada tanto com o Ensino Fundamental quanto o Médio, depende da profundidade.

GIFTest-PhotoFiltre (1).gif


A ideia para o tema surgiu depois de minhas colegas do Pibid terem comentado que aplicaram uma atividade sobre fermentação na escola onde desenvolvem ações.

4380423.gif

Nesse site que nosso grupo do Pibid mantém, elas contaram que desenvolveram o projeto com alunos do 3º ano do Ensino Médio, realizado em seis aulas e constituído por 3 etapas:

8734280943

>> Explicação teórica sobre fermentação juntamente com apresentação de imagens;

>> Vídeos, breve introdução sobre o histórico dos diferentes tipos de fermentação e início da elaboração de um trabalho;

>> Aplicação de uma aula experimental.


Depois disso, o jornal Momento Químico do qual faço parte fez uma edição voltada à Cerveja, e escrevi um pequeno texto sobre fermentação apresentando resumidamente o que vos apresento neste post. Assim, a ideia para “Química da fermentação” veio desses outros projetos que participo. 😉 Falando em fermentação e cerveja, vocês leram o post da semana passada, A ciência através dos tempos, que mostrou que os incas cultivavam mais de 80 tipos de milho e faziam uma espécie de cerveja com o milho roxo? Até hoje as pessoas da região peruana bebem a chicha. Não esquece de ler lá, se não tiver lido! 😀

chicha-morada-600x280.jpg


Bom, sobre o post de hoje, encontrei na revista Ciência Hoje das Crianças (nº90 de 1999) uma atividade experimental que trabalha o processo que faz com que os pães cresçam utilizando açúcar, água, farinha, fermento, garrafinhas e balões. Eles disponibilizam parte dessa revista online de forma gratuita e foi dessa parte gratuita que tirei esta atividade. Para conferir, clique aqui.

84309480324.jpg


Como não consegui salvar essas imagens grátis da revista para utilizar em aula, tirei print de cada uma delas e montei um PDF para que possamos desenvolver essa prática com os alunos. O link para download se encontra no final do post, como de praxe. Abaixo, um visualizador das imagens. Coloquei a capa da revista para que vocês identifiquem qual é, se forem pesquisar ou comprar.


A revista também produziu um vídeo adaptado desta atividade. Confira abaixo! 🙂


No YouTube também tem vários vídeos de estudantes fazendo essas atividades. Para assistir, clique aqui. Só não esqueça de voltar pra ler esse post, né? 🙂

Falando em vídeos, vocês lembram aquele post Vídeos “De Onde Vem?” no Ensino de Química que escrevi? Essa série de vídeos também tem um vídeo sobre a produção de pão. É claro, é um vídeo simples, porque foi pensando para o público infantil. Na verdade, ele só menciona a parte da fermentação, sem trazer explicações químicas. No entanto, talvez pudesse ser utilizado no início da aula para mostrar um pouco o processo e o histórico, já que é um vídeo bem curto, e introduzir esse processo da fermentação. O que acham?


Sobre o processo de fermentação e crescimento de bolos, eu, a Anne Gabrielle Meirinho e a Larissa Krüger fizemos um vídeo sobre processos químicos e físicos para um trabalho da faculdade. Entre os minutos 1:25 e 3:43 comentamos sobre o processo de crescimento do bolo utilizando o fermento químico, então selecione com o mouse se quiser ver. A qualidade não ficou muito boa, e minha explicação péssima naquela etapa, mas se for ajudar em algo, aqui está!


Quanto à utilização dos vídeos, se sua escola tiver como reproduzir o vídeo mas não possuir internet no local da aula, como já disse antes, tem programas e sites na internet que baixam diretamente do link do YouTube. Se precisar baixar meu vídeo, por exemplo, você pode usar o SaveFrom.net. É só clicar com o botão direito em cima do vídeo, clicar em copiar a URL, colar ali nesse site e baixar. Quanto maior o número de pixels, melhor! 😉

9084230840


E aí, gente? O que vocês acharam dessas atividades?

Me contem nos comentários como vocês elaborariam essa aula de fermentação, se fariam mais investigativa causando uma surpresa nos alunos pelo enchimento dos balões, se abordariam a parte teórica inicialmente e depois fariam o experimento, onde os alunos já teriam previsto o que iria acontecer. Me digam como vocês abordariam isso com o Ensino Fundamental e como trabalhariam com o Ensino Médio. 🙄

tumblr_lfr169vxkD1qd5ljyo1_500.gif


Gostaria muito de saber de suas ideias e acredito que todos os professores adorariam ler as sugestões nos comentários. Às vezes sinto que falo para as paredes quando vejo que as pessoas leem o que escrevo mas não comentam ou respondem as perguntas que faço. É bem desmotivador…

emma-watson-girl-harry-potter-hermione-hermione-granger-Favim.com-290164.gif


Mas comentem aqui nessa caixa de comentários abaixo do post mesmo, porque se for na página do Facebook nem todo mundo verá…

Download
– Folhas da revista: .pdf
(seção gratuita que postei o link no início)


Pra não esquecer de conferir posts novos, curta o Química em Prática no Facebook e/ou siga com seu e-mail. Ele aparece na barra lateral se você está no computador ou no final da página, se você lê pelo celular. Sempre que tiver post novo, eu aviso. 🙂

Compartilhe o site com os amigos, se gostar do material. Já votou na enquete sobre o que gosta de ler aqui? Não? Então vota. 🙄  Ela aparece na barra lateral se você lê pelo computador ou no final da página, se você lê pelo celular.

Por essa sexta é só. Tchau, genteeee, até semana que vem!

Comenteeem! 😀

Karol Tarnowski

Anúncios

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s