Jogo “Grude da Química”

Pensando em desenvolver algum jogo com alunos do 3º ano do Ensino Médio para trabalhar as estruturas carbônicas? O jogo Grude da Química desenvolvido por André Merkle, Rafaela Vicente e Thais Hardt, discentes do curso de Licenciatura em Química da UDESC, pode ser uma boa opção. 😉

giphy

O objetivo do jogo é fazer com que os alunos interajam e discutam sobre a construção de estruturas de moléculas orgânicas, após o estudo dos compostos orgânicos. Em relação às peças do jogo, ele é constituído por uma placa metálica e ímãs representandos os átomos e ligações químicas, como vocês podem observar nas imagens desse post.

006

Você pode estar se perguntando, “Mas como funciona?“. Bom, a turma pode ser dividida em algumas equipes, onde cada equipe deverá dispor de uma placa metálica e de kits de ímãs, contendo os átomos e as ligações químicas.

001

Então, o professor pode tirar de uma caixa ou pote o nome de uma estrutura orgânica, juntamente com uma aplicação (cotidiana/contextualizada, se possível) dessa substância!

007

Em seguida, o professor pode estipular um tempo (2, 3, 4 minutos) para que as equipes discutam entre seus membros e montem na placa a estrutura sorteada utilizando os ímãs. Esse tempo pode variar de substância para substância, ou para todas as substâncias do jogo. Depende do que você estipular como regra no início da atividade.

003

A equipe que acertar a estrutura na primeira vez em que apresentá-la, ganha 3 pontos. Caso esteja incorreta, se ainda restar tempo, a equipe pode reapresentá-la uma única vez ao instrutor. Se estiver correta, ganha 2 pontos. Se estiver incorreta, não ganha nenhum ponto.

Após o término do tempo estipulado para a montagem da estrutura, o professor pode contabilizar os pontos das equipes, rever a questão e discuti-la com a turma.

Caso disponha de um Data Show, este pode ser utilizado para projetar o enunciado, facilitando a visualização por parte dos alunos. Para isso, cada questão sorteada deverá ter uma numeração e o professor deverá abrir o arquivo de cada enunciado sorteado em cada rodada. 🙂

O jogo proposto pelos autores não permite a consulta em livros ou outros materiais de apoio. No entanto, se você achar que a consulta é válida para a aprendizagem, pode combinar com a turma a sua utilização.


Este material faz parte do projeto de Materiais Didáticos do Laboratório de Psicologia da Educação para o Ensino de Ciências (LAPSI) da UDESC. Para checar mais posts e jogos do LAPSI, clique aqui ou no filtro ao lado direito com o título “LAPSI”.

Você também pode conferir esses jogos no site Portal da Química clicando 
aqui.


E aí, o que acharam?!
Não esqueçam de deixar suas sugestões e comentários abaixo. 😀
Até mais!

Karol Tarnowski
Tchau

Anúncios

4 comentários sobre “Jogo “Grude da Química”

    • Olá Mili, tudo bom? Desculpe pela demora, mas trouxe para você o passo a passo de como confeccionar o jogo Grude da Química. Caso tiver alguma dúvida pode entrar em contato comigo. (É só clicar no meu nome – Rafaela Vicente – lá onde diz quem são os autores que direciona para o meu Facebook).

      Jogo Grude da Química:
      O jogo é composto por uma placa de metal (pode ser aquelas utilizadas para colocar fotos, dependendo do lugar acha baratinho!!), um manual (que posso mandar por email e ai você faz a impressão), uma caixa com divisórias (podem ser feitas de papelão que é mais barato ou também existe a opção de comprar uma caixa de MDF com divisórias), e imãs com átomos de Hidrogênio, Carbono, Nitrogênio, Oxigênio e átomos do grupo dos halogênios. Além desses, há imãs correspondentes à representação das ligações químicas (para fazer essa parte, compramos um material chamado “magneto” que nada mais é do que aqueles utilizados em imãs de geladeira).

      Bom, então vamos lá, você vai precisar de:
      • 1 Placa de Metal
      • 1 Caixa para armazenar as peças
      • 1 Rolo de Magneto (depende de quantas peças forem confeccionadas, mas fizemos muitas e sobrou grande parte do rolo).
      http://www.seriloncrafts.com.br/produto/magneto-a4-adesivado-cortado-em-cartoes-63459 (achei essa opção bem legal, já vem em tamanho A4).
      • Papel Cartão A4 (a quantidade varia, depende da quantidade de peças).
      • 1 Rolo de Papel Contact
      • Tesoura

      Passo a Passo:
      Primeiramente, para confeccionar as peças, você pode pegar o papel cartão e escrever o símbolo do Carbono, Hidrogênio e todos os outros e também as ligações simples, duplas e triplas que serão necessárias, é importante deixar um espaço entre uma e outra (mais ou menos do tamanho que você quiser que sejam as peças). Além disso, você pode fazer pelo Word e imprimir (Se você quiser eu posso te mandar por email as que foram feitas para o Jogo e ai é só fazer a impressão).
      Depois de ter feito as peças, o próximo passo é colar no magneto. Esse material já vem com adesivo então a primeira coisa a fazer é retirar a “proteção” e ai é só colocar o papel cartão em cima, lembrando que a parte que deve ser colada é o verso da folha*.
      *Obs: Depois de colocar a folha não tem como tirar, então é importante conferir certinho se está reto e etc para não ter desperdício de material.
      Após ter colado a folha é só passar o papel contact na parte da frente, já que o verso contém o imã e cortar as peças (que é a parte mais trabalhosa rsrsrs). E é isso, a caixinha para armazenar as peças é só customizar como quiser!! Qualquer dúvida estou a disposição 😀

      Depois de confeccionar, mande fotos para nós!!!
      Beijos e Obrigada 🙂

      Att. Rafaela Vicente
      Licenciatura em Química – UDESC CCT
      Bolsista LAPSI – Materiais Didáticos para o Ensino de Química

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s