O tamanho e a exuberância da Tabela Periódica sempre foi admirada até por quem desconhece a real utilidade dela. Ter um meio de comunicação universal sobre elementos, átomos e moléculas sempre foi bem visto pelos cientistas e amantes da ciência. Até mesmo em livros didáticos, na contracapa são encontrados os famosos elementos químicos e suas principais informações e até mesmo em uma singela sala de aula ou laboratório, a Tabela Periódica está exposta para quem quiser ver. Mas, como trabalhar a Tabela Periódica com os alunos de forma interativa, menos tradicional e mais interessante? Expor as dezenas de elementos aos alunos pode até ajudá-los a conhecer o básico da tabela, mas raramente eles sentirão motivados ao fascínio desta ferramenta da Química.
Em 2011, quando cursava o primeiro ano do Ensino Médio, minha professora de Química propôs um projeto para a confecção de uma Tabela Periódica. Cada equipe, de no máximo 5 alunos, tinha que confeccionar uma tabela totalmente diferente e fora do comum. Essa tabela fazia parte de um sistema avaliativo, mas muito mais do que isso, era uma atividade que desenvolvia o trabalho em equipe, divisão de tarefas e conhecimento sobre a ciência. A professora realizava este projeto todos os anos e lembro que ela apareceu na minha sala com os melhores modelos do ano anterior e eu pensei “Eu também quero fazer uma tabela bonita e útil para quem for utilizá-la”.
Usando um pouco do meu espírito de reaproveitamento de materiais, tive a ideia de fazer uma tabela de madeira com os elementos feitos de restos de peças plásticas de uma empresa de plástico da minha cidade. Nas peças plásticas, foram colados os elementos (previamente pintados e contendo algumas informações) e revestidos com papel-contact e pendurados na tabela de madeira. O resultado você confere nas fotos deste post (dando um desconto pelos anos que já se passaram).
A professora adorou a tabela e pediu para ficar com ela durante o resto do ano. Conclusão: ficou quase dois anos com a minha tabela, levando para todas as suas turmas para mostrar o trabalho e, eu só não dei de presente para ela porque na época já sabia que queria cursar Química e preferi ficar com ela para futuros usos. E usei! Já utilizei em algumas apresentações na Universidade e todos se encantam por ela.
A ideia desta tabela com os elementos removíveis é sobre a abordagem que o professor pode fazer com a turma. Aqui encontram-se algumas sugestões:
– O professor pode pedir que cada grupo faça uma tabela diferente e divida para que, cada grupo pesquise um determinado grupo da tabela periódica pedindo que os alunos pesquisem onde os elementos do grupo são encontrados na natureza e como eles estão inseridos na sociedade e sendo utilizados por ela;.
– Você, caro professor, deve estar pensando “Como vou achar essas peças plásticas?”. Caso você não encontre uma empresa que disponibilize esses restos de materiais, você pode substituir por tampas de refrigerantes (como são tantos elementos químicos, pode ser realizado uma campanha de arrecadação de garrafas PET na escola, sendo a garrafa um material que pode ser utilizado para aulas futuras). Além das tampas, podem ser arrecadados bottons antigos e estes fixados na tabela, entre outros materiais recicláveis..
– Caso o professor faça esta tabela com elementos removíveis, o professor pode fazer um bingo em que cada aluno recebe uma cartela com alguns elementos da tabela periódica e o professor vai sorteando os elementos, podendo citar algumas características deles para ajudar a encontrar os elementos na cartela..
O professor precisa explicar a Tabela Periódica de modo interativo para que haja a quebra da barreira que é criada com a Química no Ensino Médio, facilitando o aprendizado dos alunos e fomentando o interesse deles pelas aulas e também pela ciência..
E aí, o que acharam? Não deixem de comentar abaixo.
Nadine Inácio
Muito funcional!! Ameii!! estava pensando em fazer uma, já que tenho a sala temática de ciências. Vou elaborar ela gigante para pendurar na sala.Tenho feito um trabalho bem intenso de demistificação da tabela, desde o 6 ano do fundamental, vem dando certo!! Grata por compartilhar a tua idéia!!
Oi, Fabiana! 😀 Fico muito feliz que tenha gostado do post da Nadine. Realmente, a tabela dela fez bastante sucesso na escola e na faculdade. Obrigada por compartilhar sua experiência! Ajudar a quebrar barreiras com a tabela ajuda muito, porque afinal ela serve para facilitar a compreensão trazendo informações. Não deveria ser algo muito complexo. 🙂
muito bom, vou fazer uma. obrigado!
Que bom que gostou!
Show 🙂
vou passar a utilizar este método da tabela periódica
Eu achei muito interessante a tabela pois a parti dela fica mais fácil de abranger o nosso conhecimento
Que bom que gostou!
É verdade… 😊
EU ADOREI A SUA IDEIA, ESPERO QUE MINHA TURMA DE *****, ADQUIRA ELA, POIS É MUITO, RÁPIDO, FÁCIL, E BARATO!!!
Que bom que gostou da ideia da Nadine!
É verdade, hehe!
Excelente postagem!
Acompanho este espaço já algum tempo, e posso afirmar que aqui tem informações e dicas valiosíssimas para aqueles que gostam e precisam estudar sobre a Química.
Aproveito o momento para deixar um convite para você visitar o blog QUÍMICA PERIÓDICA – Aprenda Química de maneira fácil e divertida!
Deixo meus parabéns ao proprietário(a) deste espaço e que você continue nos trazendo conhecimentos valiosos!
Oi Irivan, que bom que você gostou da tabela da Nadine!
Agradeço os elogios ao trabalho que tem sido feito aqui 😊
Legal saber que você também tem um blog, vou visitar sim!!
Olá tudo bem? Gostei muito da ideia❤️ Será que você poderia tirar uma foto da legenda? Obrigada!!!!
Oi Rafaella, que bom que você gostou da ideia! Posso tirar a foto sim, mas não sei se é possível enviar por aqui. Me manda um e-mail para: nadineinacio_11@hotmail.com e eu estarei lhe enviando fotos da tabela. De nads! 🙂
Adorei a ideia e estou inclusive a pesquisar uma forma de construir uma Tabela Periódica com os colegas em São Tomé, para utilizarmos em sala de aula. Aqui os recursos são poucos e qualquer ideia original é bem vinda! Digamos que fiquei um pouco mais inspirada, obrigada. 🙂
Fico muito feliz por servir de inspiração! A forma de construir uma Tabela Periódica é fantástica, pois permite que ela saia da contracapa do livro didático e faz com que o aluno se interesse mais pelos elementos químicos e suas aplicações.
Achei linda a tabela, e a ideia ótima! Poderia fazer um jogo da memória. Bjos