Jogo “Encontre o Objeto” – Caixa surpresa!

Hoje venho compartilhar com vocês um dos responsáveis pelo surgimento deste site. Quando eu estava cursando a disciplina de Psicologia da Educação I, minha (admirável!) professora propôs que desenvolvêssemos três jogos na área de Química para trabalhar o assunto de psicomotricidade. Minha equipe ficou encarregada de desenvolver três jogos termo-táteis e confeccionar um deles para trabalhar com o grande grupo. No caso, selecionamos o jogo “Encontre o Objeto”.

surprise-in-a-box

Hoje, os jogos por nós desenvolvidos, bem como os demais jogos relacionados à educação encontram-se no Lapsi (Laboratório de Psicologia da Educação para o Ensino de Ciências). Futuramente poderei fazer um post sobre ele, se quiserem! Só me avisem nos comentários.

Em relação ao jogo, seu objetivo é encontrar o material dentro de uma caixa através do tato e também a partir das pistas fornecidas pelo juiz. A equipe que fizer mais pontos, ou seja, encontrar mais materiais, vence!

Na época, pensei nos materiais que poderiam ser utilizados na atividade baseados na disponibilidade deles na minha casa. A partir disso, procurei formular um enunciado (para ser dito pelo juiz para o competidor) que descrevesse tanto as características químicas do objeto, quanto as físicas. Assim, o aluno estaria utilizando sua percepção termo-tátil para encontrar os objetos ao mesmo tempo que aprendia Química.

A seguir encontram-se as regras do jogo bem como algumas questões. Em relação às regras, formule da maneira que desejar, pois o que apresento aqui é apenas uma proposta. Não se prendam apenas aos objetos das questões a seguir, nem mesmo à pontuação conferida para quem souber o nome do objeto, se não quiser… usemos nossa criatividade para fazermos essa atividade com o que estiver ao nosso alcance.
.

REGRAS DO JOGO

1) Este jogo pode ser jogado a partir de três pessoas: dois competidores e um juiz. Ou duas equipes e um juiz.

2) A partir do par-ou-ímpar verifica-se quem iniciará o jogo.

3) O competidor vencedor retira um papelzinho de uma urna, indicando qual será a questão a ser respondida por ele.

4) O competidor é vendado e, então, a questão é lida pelo juiz.

5) Posteriormente, o jogador procura dentro da caixa pelo objeto cujas características foram descritas pelo juiz. Se ele encontrar o objeto na primeira tentativa, ganha 10 pontos. Se ele souber a resposta pro nome do objeto, na primeira tentativa, ganha mais 10 pontos. Em seguida, o objeto encontrado é devolvido à caixa, misturando-se aos objetos que não foram retirados ainda e aos objetos colocados para confundir/testar as habilidades do jogador/dificultar o jogo. [obs: esses objetos não são mencionados nas questões, só “ocupam espaço”].

6) É a vez do segundo jogador. Ele é vendado e retira o número da pergunta da urna. O jogo procede da mesma forma como ocorreu com o outro jogador. Quem fizer mais pontos ao final das questões, vence. Caso ocorra o empate, os dois vencem.

7) Caso o jogador não encontre o objeto, ele é retirado da caixa pelo juiz e mostrado aos competidores, inclusive ao jogador. Em seguida, o objeto é devolvido à caixa negra. [obs: para favorecer a aprendizagem, para que relacionem o enunciado descrito com o objeto, para que as características descritas pelo juiz sejam trabalhadas com os alunos, etc].

8) Em caso de jogos por equipe, os jogadores podem se revezar. No entanto, não é permitido o contato entre jogadores durante a procura pelo objeto na caixa, nem durante o momento de responder o juiz o nome do objeto.

.

QUESTÕES PROPOSTAS
(é dado ênfase nos trechos sublinhados no momento da leitura)

Untitled 1

1) Sou o mineral mais abundante da Terra e possuo uma estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de SiO2. Meu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Cristal. Quartzo.

2) Sou uma formação rochosa ocorrida em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares. Sou uma cavidade formada nessas rochas e sou revestido por formações cristalinas. Neste caso, minhas formações cristalinas são uma variedade púrpura do quartzo, pois também são compostas de SiO2. Minha cor púrpura é geralmente atribuída à presença do cátion Fe+2. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Geodo. Ametista.

3) Sou um mineral e uma forma comum do minério de ferro. Possuo um brilho metálico que lembra a cor do grafite, minha fórmula química é Fe2O3 e me encontro na forma lamelar (que lembra lâminas). Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Hematita. Hematita.

4) Sou um material elástico e impermeável, indispensável à indústria moderna e presente no dia a dia sob diversas formas. Posso ser natural, obtida pela coagulação do látex e posterior adição do ácido etanoico; posso ser sintética, obtida pela polimerização de diferentes monômeros, como isopreno, 1,3-butadieno, cloropreno e isobutileno; e posso ser, também, regenerada, quando sou produzida pelo aproveitamento de pneus e câmaras-de-ar, por exemplo. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Borracha preta com elástico. Borracha.

5) Posso ser um elemento, uma sustância ou liga e sou caracterizado por minha capacidade de conduzir calor e eletricidade. Possuo dureza elevada, alto ponto de fusão e de ebulição e geralmente coloração amarelada ou prateada. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Chaveiro metálico. Metal.

6) Derivo do petróleo, sou constituída de hidrocarbonetos saturados, me encontro na forma de uma cera branca sólida e sou conhecida pela minha alta pureza e odor reduzido. Sou solúvel em etanol, benzeno, éter dietílico e clorofórmio. No entanto, não sou solúvel em água. Possuo propriedades termoplásticas, ou seja, fico maleável com o calor, e posso ser utilizada como combustível. Devido a essa última característica, sou essencial na fabricação de velas. Porém, posso ainda ser utilizada em cosméticos, giz, cera e tintas. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts].
R: Bolinha de parafina. Parafina.

7) Sou um material maleável reciclável utilizado na confecção de brinquedos, copos, recipientes para alimentos e seringas. Sou facilmente moldado quando me submetem ao calor, pois sou termoplástico. Possuo baixo custo, elevada resistência química, sou de fácil modelagem e coloração. Além disso, sou muito resistente à fratura, ao impacto, e ao calor, pois não me deterioro com facilidade. Possuo características semelhantes ao polietileno. Porém, minha temperatura de amolecimento é maior. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Tampa azul. Polipropileno.

8) Sou um sólido inorgânico branco incolor à temperatura ambiente, composto por dois íons. Um dos íons, quando na forma elementar, pertence ao Grupo 1 da tabela periódica, e o outro, também na forma elementar, pertence ao Grupo 17. Meu ponto de fusão é de 801ºC e de ebulição 1465ºC e sou bastante solúvel em água. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Pacotinho de sal. NaCl.

9) Sou um metal leve, macio e resistente. Sou bastante utilizado em casas, tanto na cozinha quanto no telhado. Tenho um brilho prateado um pouco fosco, devido aos óxidos do meu metal que se formam em contato com o ar. Me encontre [10 pts]. Como me chamo? [10 pts]
R: Papel alumínio. Alumínio.

10) Sou um sólido fino, presente na caixa negra em um pacote, geralmente utilizado para o preparo de bebidas. Quando na minha forma em grãos, contenho, em minha composição, uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd). Além disso, possuo aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres, açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente, também possuo uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10%. Isto é, 3 a 5 vezes mais que uma outra sustância que possuo, a cafeína. Me encontre [10 pts]. Como me chamo?
R: Pacote com café. Café.

Untitled 2

No caso dessas questões, não há um tema ou assunto específico, mas acredito que poderia ser trabalhado com o primeiro ano ou com o terceiro ano talvez. E, no caso das questões que envolvem o assunto em si, poderia ser dada maior ênfase na explicação. Claro, também há a possibilidade de se pensar em todas as questões de acordo com o assunto que está sendo visto.

Uma observação em relação ao uso de pacotinhos e substâncias em pó: nessa atividade, utilizamos pó de café e sal. Acredito que utilizar sal grosso é uma alternativa melhor do que o refinado, pois os estudantes poderiam se confundir na hora, não sabendo o que é café ou sal.

Materiais extras podem ser adicionado na caixa (como na observação mencionada na Regra 5) como uma pedra, folha de papel amassada, saquinho com macarrão ou arroz, rabicó, pedacinho de tijolo (é mais poroso e menos gelado que pedra. Logo, parecem diferentes ao tato).

Enfim, gente, por ora é isso. Acho que falei demais! Rs.
Se alguém sobreviveu ao post, deixe um comentário. hahaha 😀
Deixem também sugestões, ideias, críticas e etc!
Até mais!

Karol Tarnowski

Anúncios

3 comentários sobre “Jogo “Encontre o Objeto” – Caixa surpresa!

  1. Esse jogo, quando apresentado pelas autoras em sala de aula foi um sucesso! Utilizem e verão as suas possibilidades! Parabéns!

  2. Parabéns pelo trabalho. Criatividade no processo. A química, assim como a física estão presentes no nosso cotidiano e ainda assim são matérias complexas. Estas atividades facilIram este aprendizado.

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s