Vídeos “De Onde Vem?” no Ensino de Química

Professoras e professores, vocês já assistiram os vídeos “De Onde Vem?”? Eu costumava assistir quando era criança, porque passava na TV! Adorava. Pois bem, ontem estava acessando pela primeira vez os conteúdos online da TV Escola e me deparei com alguns desses vídeos da Kika na área temática de Química do site.

d207de88a0823b2c7f9e070e2754ecb41323e554
Ao (re)assistir os vídeos, pensei nas aulas de Química ♥. Apesar de serem vídeos com explicação química simples, pois o material foi pensado para o público infantil, acredito que são bons vídeos para utilizarmos nas nossas aulas! Justamente por trazerem os termos em linguagem mais acessível e mostrarem também os processos gerais que envolvem a obtenção do plástico, açúcar, vidro,  sal,  papel e fósforo. Ah, e o bom é que são vídeos curtinhos, de 4 minutos cada! Se a escola onde você trabalha dispõe de TV, projetor ou afins, você poderia utilizar.

Untitled 6

Ao explicar de onde vem o plástico, a boneca pega uma lupa para ver as moléculas, mostrando que elas são bem pequenas. Claro que isso não é possível, eles mencionam no vídeo. Porém, é uma forma que encontraram para mostrar que são estruturas minúsculas, invisíveis a olho nu.

9038403854

Achei interessante também a abordagem histórica dos vídeos. Por exemplo, no caso do fósforo, foi explicado o experimento realizado por Henning Brand ao descobrir este elemento e a origem e o significado do nome “fósforo”. Ah! Falando sobre abordagem histórica, você precisa assistir esse vídeo.

219043.jpg

Assistam e, se quiserem, compartilhem nos comentários como vocês utilizariam estes materiais nas suas aulas!

3D_DVD_capa dvd www.gamecover.com (42)Neste caso, os links que passei são online, do próprio canal do YouTube da produtora dos vídeos, então a escola precisaria dispor de internet. Ou talvez esse material pudesse ser baixado através de programas/sites que baixam vídeos do YouTube (caso a produtora permita) ou até mesmo você ou a escola poderia adquirir o DVD!

Gosto muito da personagem e me identificava quando criança. Kika sempre curiosa, querendo saber de onde tudo vinha. Acho que esse foi um dos motivos pelos quais segui na área de Química, haha!

1392822660408

Existe alguma outra série que você conhece e acha interessante? Conte nos comentários.
Até mais!

Karol Tarnowski
Tchau

Anúncios

2 comentários sobre “Vídeos “De Onde Vem?” no Ensino de Química

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s