Jogo “Super Trunfo da Química”

Com dificuldade para trabalhar as propriedades dos elementos da Tabela Periódica de forma conjunta? O Super Trunfo é a solução: uma carta na manga para o professor!

O jogo Super Trunfo da Química foi desenvolvido pela Mayara Reinert, licenciada em Química pela Udesc.

O jogo aborda propriedades periódicas como o número atômico, massa atômica, eletronegatividade, raio atômico, elétrons da camada de valência, ponto de fusão e ebulição, e tem como objetivo comparar propriedades periódicas e aperiódicas de elementos distintos. 

As 40 cartas do jogo foram confeccionadas com material reciclável e plastificadas para melhor conservação.

014

Como funciona o jogo?

Este jogo pede um número mínimo de dois jogadores, em que cada um receberá 20 cartas, devidamente embaralhadas. O estudante que iniciar o jogo (será escolhido por sorteio) escolhe uma propriedade de sua carta, com a estratégia desse valor ser mais alto do que a carta do adversário.

A cada pedido de nova propriedade, o estudante deve explicar o conceito. Por exemplo: “Eu escolho a propriedade Ponto de Fusão, ele é o ponto que equivale à temperatura em que o elemento passa do seu estado sólido para o líquido”.

O jogador que apresentar em sua carta o maior número na propriedade escolhida captura a carta do adversário e ganha o jogo o que ficar com todas as cartas, ou o maior número delas.

017

Dicas para o professor

Como geralmente as salas possuem em média 40 alunos, o professor poderá dividir a sala em 8 equipes de 5 pessoas, onde cada um joga de forma individual ou em 10 equipes de 4 pessoas para o “duelo” de duplas.

021

O professor pode preparar um campeonato em que esta fase das 8 equipes (ou 10) pode ser a fase eliminatória e após, o professor pode entregar aos ganhadores de cada equipe um novo monte de cartas até chegar no ganhador como forma de integrar a turma, tendo em vista que esta parte da tabela periódica é trabalhada no primeiro ano do Ensino Médio e pode haver muitos alunos novos.

Outra parte bacana é a própria confecção das cartas: Cada equipe pode ficar responsável pelas suas cartas, fazendo com materiais recicláveis diferentes, pesquisando (antes mesmo do jogo acontecer) sobre as propriedades dos elementos químicos.

Particularmente, acho essa parte de pesquisa muito importante, pois proporciona ao aluno uma oportunidade de buscar novas fontes de conhecimento (livros, documentários, sites, jornais, revistas, etc).

024

Um documentário bem interessante é o “Química: Uma História Volátil” disponibilizado pela BBC e que traz informações sobre o descobrimento de alguns elementos.

Para conferir o primeiro episódio dos três da série, clique aqui.

A Karol falou sobre ele e trouxe as informações do vídeo escritas com seus respectivos minutos para facilitar, caso esteja preparando alguma aula..

.


Este jogo faz parte do projeto de Materiais Didáticos do Laboratório de Psicologia da Educação para o Ensino de Ciências (Lapsi) da Udesc. Para checar mais posts e jogos do Lapsi, clique aqui ou no filtro ao lado direito com o título “LAPSI”.

Você também pode conferir esses jogos no site Portal da Química clicando 
aqui.


Nadine Inácio

Anúncios

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s