Repensando a Química

Gostaria de compartilhar com vocês um artigo que gostei muito quando li 😍 e me foi sugerido numa disciplina da graduação. Ele é um relato de professores de Química sobre as experiências que eles tiveram após trabalhar os assuntos iniciais de Química com os alunos do Ensino Médio e acredito que possa nos inspirar no preparo de nossas aulas! 😊

aula-de-quimica-experimento.jpg

Na verdade, ao reler o texto 7 meses depois para escrever este post para vocês, percebi que já havia sido inspirada por algumas ideias em outras aulas que preparei, como, por exemplo, ao representar nas equações químicas os nomes das substâncias e em seguida representá-las com sua fórmula química. Como fizemos nos slides representados abaixo, da aula Símbolos na Química😃

combustao-do-butano.jpg

Repensando-a-quimica.jpg


Bom, Mas que artigo é esse?, vocês devem estar se perguntando! Enrolei, enrolei e não falei. É o Repensando a Química, do professor Otavio Aloisio Maldaner e da professora Maria do Carmo Tocci Piedade, publicado pela revista Química Nova na Escola em maio de 1995 na seção Relatos em Sala de Aula. Apesar de esse artigo ter mais de 20 anos (e, portanto, ser mais velho do que a pessoa que vos escreve 😮) ainda o considero atual. Leiam vocês também e me contem o que vocês acham, sim? 😊 Para os que não gostam muito de ler artigos por serem extensos, já adianto que esse tem apenas 5 páginas 😋.

Vocês podem ler e/ou baixar diretamente clicando aqui: Repensando a Química.

Como disseram os autores, eles gostariam de iniciar o ensino de Química de modo que ele proporcionasse a possibilidade dos alunos aprenderem de fato a Química. Por isso, segundo eles, não tinham por objetivo que os estudantes repetissem simplesmente suas definições ou seus exemplos, usando fórmulas ou palavras vazias de significados.

aula-de-quimica

Eles acreditam que o mundo natural e tecnológico poderia proporcionar bons momentos de reflexão e também de interação com os alunos, possibilitando que eles atribuíssem os primeiros significados à Química. Gostei quando eles disseram que se fossem professores tradicionais, dariam uma definição para a Química, mas que se fossem professores tradicionais ingênuos, acreditariam que o aluno saberia o que é a Química a partir dessa definição, principalmente se ele respondesse certo na prova.

highres_446709141

Isso me fez lembrar de um vídeo da Mafalda, onde a professora fica conjugando os verbos, mas imaginei os professores ditando definições para Química tal como essa professora, esperando que isso causasse algum impacto na vida do aluno. Na verdade, simplesmente aulas desse tipo são muito chatas, né? ZzZzZzZ Ninguém merece 😴.

Enfim! Os professores conversaram com os alunos a respeito dos materiais do cotidiano, onde os estudantes listaram os materiais que pensavam ser artificiais ou naturais. Além disso, após terem constituído essa primeira noção sobre Química, eles iniciaram um trabalho mais sistemático sobre reações químicas, utilizando a combustão para tanto.

combustao-elementos-quimicos-e-suas-propriedades

Sobre ela e quantidades dos reagentes, o que também achei interessante e que não tinha pensado até ler este artigo, é trabalhar com velas ou tampinhas contendo etanol, mas variando os recipientes de vidro onde elas estão inseridas, para que na combustão houvesse a variação também da quantidade de oxigênio! Esta imagem abaixo é do blog de ciências português Pequenos Cientistas Sanjoaneses.

092840328.jpg

Quando li a sugestão fiquei surpresa, porque nunca havia pensado nisso! 😆 E geralmente os alunos associam a combustão a simplesmente um reagente, desconsiderando a total importância do oxigênio, por ser invisível. Vocês já tinham pensado nessa variação do tamanho dos recipientes para variar a quantidade de O2 numa combustão? Me conteeem! 😃

tossware-line-up1Créditos das imagens

Talvez essa atividade possa até ser realizada após a aula Símbolos na Química, né? Porque lá também trouxemos a combustão do etanol! 🔥 Bem, leiam o artigo (porque há mais informações do que as que trouxe aqui) e a aula proposta e comentem… Queria saber a opinião de vocês! 😊 Mesmo que não concordem com tudo que falei ou com as aulas propostas, haha.

Me deixem sugestão de artigos que vocês gostam! 😃 Tanto de atividades quanto teóricos. ✨ Vamos trocar ideias nesse mundo internético.

Então é isso, meu povo!
Até semana que vem!
Comenteeem. 😬

Karol Tarnowski

Anúncios

9 comentários sobre “Repensando a Química

  1. O texto está muito bem escrito, as imagens são de muito boa qualidade e diretamente relacionados ao tema. Parabéns!

  2. Karoline, sou professora da EJA e adoro os seus posts e dicas, pois temos um grande desafio ao lecionar esta disciplina aos jovens e adultos! Muito obrigada!

    • Oi Luciane, deve ser um desafio mesmo… Nunca tive contato com aulas do EJA, mas devem ser diferentes das do ensino médio para adolescentes, né? Fiquei muito feliiiz ao saber que os posts têm te ajudado! De verdade. Adoro essa facilidade para troca de informações que a internet possibilita!!! Espero que continue acompanhando (e comentando :P). Se algum dia quiser compartilhar como foi alguma das suas aulas com os materiais, ou mandar dicas, é só falar hehe. Até maisss 😀

  3. Prezada Karoline Tarnowski quero te parabenizar pela qualidade e relevância deste seu trabalho, do site Química em Prática. Leciono essa ciência maravilhosa e como é bom, útil, rico poder contar com sites especializados e fidedignos como este que você construiu e mantém, imagino o trabalho que isso dá, e a sua dedicação para tanto. Vida longa para esta bela iniciativa, pois ela é de fundamental importância para o encantamento dos jovens, adultos e divulgação científica de qualidade !! Um forte abraço deste brasileiro de Piracicaba SP. Prof. Ulisses Rosa – Químico.

    • Oi Ulisses, lembro de você! 😀 Uma vez você comentou lá na página do face, né? Acho que na divulgação que fiz de uma aula de oxirredução. Fico muito feliz por saber que o que tenho divulgado ou o trabalho que foi produzido fui útil pra você e suas aulas. Hehe, trabalho sempre dá, mas gosto muito de escrever aqui e compartilhar as coisas que gosto. Amo muito essa parte da Química relacionada ao ensino, então sempre que tiver um tempo e ideias, pretendo manter o Química em Prática! 😀 Continue acompanhando o site, então, simmm? 😀 Comente sempre que quiser também, deixe sugestões, qualquer coisa que achar conveniente. Obrigada pelo comentário! Fiquei muito feliz por saber que foi útil, de verdade haha. Até maisss 😀

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s