De que são feitas as coisas

Se você se interessa pela Química do cotidiano e tem interesse em leituras sobre, você precisa conhecer esse livro. Principalmente se pensa em indicar livros para seus alunos de Ensino Médio e procura algo com linguagem acessível. Até para nós, químicos há certo tempo, essa leitura é proveitosa e agradável. Amei 😍.

Não é à toa que recebeu o Prêmio Winton de livros de ciências da Royal Society, foi considerado o melhor livro de 2015 e esteve (e ainda está, na verdade) entre os mais vendidos na lista do New York Times. (Não que isso seja regra para livro bom, mas já é indício, né? 😜)

r54546

Recentemente vi que o professor Antonio Florencio, do canal Universidade da Química, tinha feito esse vídeo sobre o livro De que são feitas as coisas. Assisti e achei muito interessante, fiquei com vontade de ler também! 😃 Se quiserem conferir, aqui está.

No vídeo, ele disse que recebeu da editora Blucher, apoiadora do canal, para fazer a análise. Eu, que já estava pensando em adquirir o livro, conversei com a editora sobre a possibilidade de fazer uma análise também e eles aceitaram 😀. Então, hoje trago pra vocês minha opinião sincera, que fique claro, desse ótimo livro.

Como disse, De que são feitas as coisas fala sobre algumas substâncias e materiais do cotidiano. Dentre eles, por exemplo, o aço, o papel, o concreto, o chocolate, a espuma, o plástico, o vidro, o grafite, as cerâmicas e os implantes, cada um desses temas trabalhados em capítulos separadamente.

texturas

Lendo assim, de maneira geral como descrevi, você pode pensar: Tá e aí? Nem parece tão legal assim 😏. Mas na verdade, a maneira como Mark Miodownik traz essas informações e a abordagem que faz dos assuntos é que faz a diferença. Essa foto é a do autor na cerimônia de premiação da Royal Society, em novembro de 2014.

De-que-sao-feitas-as-coisas-mark-miodownik

Ele não adota um padrão para escrever cada um dos 11 capítulos. Assim, cada nova seção apresenta não somente um material diferente, mas também, de acordo com as palavras do autor, uma forma distinta de olhar para eles. Seja com uma perspectiva histórica, seja com um olhar mais pessoal. Alguns capítulos trazem os materiais de maneira mais dramática; outros, de forma mais fria cientificamente. Há capítulos que enfatizam a vida cultural do material; já outros, sua impressionante habilidade técnica! ☺️

8340328

Essa falta de padrão adotada para apresentar os dez diferentes materiais principais é que faz com que a leitura seja mais… hum… interessante, agradável e prazerosa. Cada um deles tinha uma história diferente para (e até mesmo com) o autor, por isso me senti como uma colega próxima dele, devido à maneira com que ele narrava as situações que vivenciou! 😊

jennifer-lawrence-josh-hutcherson-laughing1

De-que-sao-feitas-as-coisas-mark-miodownik-2Vejam só que convidativo, haha 😜. Todo início de capítulo mostra a mesma foto dele tomando chá no terraço de sua casa e nos contando, posteriormente, sua história sobre cada um dos materiais destacados.

Claro, outras substâncias também são citadas durante o livro, mas estas em evidência é que recebem o enfoque principal no capítulo 😉. Abaixo falo um pouquinho de cada um dos capítulos, caso queira saber um pouco mais!

Ah, no final do post, em Downloads, você pode baixar as primeiras 42 páginas do livro, referentes à introdução e ao primeiro capítulo 👍.


Para esse post não ficar muito extenso, montei esses slides abaixo, casa queira conferir alguns dos pontos que achei interessante em cada capítulo! 😊


Não fui só eu quem gostou, como mostrei ali no último slide, hahaha. Vocês lembram do apresentador Jim Al-Khalili, de Química: Uma História Volátil, aquele documentário incrível? Sobre o livro, ele comentou:

Untitled 1Totalmente cativante. Todo pedaço de ‘coisa’ a que não damos importância em nosso dia a dia tem uma rica história a ser contada. Realmente um livro incrível.


O New York Times também fez um comentário elogioso:

De que são feitas as coisas explica as maravilhas ocultas e as propriedades surpreendentes dos materiais que achamos chatos, banais e desinteressantes… É até possível que esta ciência e estas histórias já tenham sido contadas em outro lugar, mas, como os melhores chocolatiers, Miodownik usa a proporção certa de cada ingrediente.


Nossa, ao ler esse livro acho que bati o meu recorde de marcações e anotações. Sou dessas que marca o livro mesmo, porque se é meu, não há problemas em ser marcado 😂. Sinto que ao escrever o que penso ou as ideias que tive no momento faz com que me envolva mais com a leitura e também possa encontrar com mais facilidade o trecho destacado quando precisar. Mesmo usando marcadores de página post-it, acho que escrever dá aquele diferencial na marcação 😁😁😁. Vocês também escrevem nos seus livros? Me contem, hahaha. 😜


Falando em marcações, foi difícil destacar alguns pontos pra vocês, porque marquei praticamente tudo! 😂 💕 Olha só eu folheando (espero que apareça, porque marquei a lápis).


Quanto às especificações técnicas da obra:

Título: De que são feitas as coisas 34853408534
Subtítulo: As curiosas histórias dos maravilhosos materiais que formam o mundo dos humanos
Autor: Mark Miodownik
Edição: 1 ª ed.
Ano: 2015
Editora: Blucher
Páginas: 307 págs.
ISBN: 9788521209652
Preço: ~ R$ 33
Material: Brochura com orelhas e folha amarelada
Onde encontrar: Editora Blucher (use o código promocional QUIEMPRA20 para 20% de desconto; professores/autores têm 30% de desconto automaticamente + 10% usando o cupom),  SaraivaLivraria da Folha, Cia dos Livros, Di Livros, Martins Fontes e Amazon.

Downloads
– Páginas iniciais do livro (Introdução e Capítulo I)
– Folhear o livro online (Introdução e Capítulo I)

[Clique aqui para conferir essas opções. Se encontram abaixo da imagem]

Créditos das imagens

Mas enfim, gente, isso era o que queria falar pra vocês hoje. Esse post deve estar um pouco extenso já… Só não queria deixá-lo incompleto, rs. Qualquer dúvida, deixem um comentário. Ah, se quiserem deixar sugestões de livros que vocês gostam, para que eu possa ler também. Seria bem legal!

Até mais!

Karol Tarnowski

Anúncios

8 comentários sobre “De que são feitas as coisas

  1. Oi karol! Amei o posto e vou comprar o livro pq tbm sou dessas que gosta de fazer anotações e destaques nos textos obrigada pela dica

  2. Karol, você já faz muito mais pela Educação Química que muito professor que tem por aí… Parabéns, sua habilidade com as palavras e seu entusiasmo (do grego in theos…) a tornarão uma das melhores divulgadoras no país, seus escritos me fizeram lembrar do livro do Chassot, Catalisando transformações… Namastê

    • Oi Maurício, obrigada pelo comentário e por gostar do meu trabalho :D. Me inspiro em muitos profs ótimos e colegas que conheço e conheci na minha vida :D. Alguns deles são citados em outros posts do site em trabalhos em conjunto que fizemos também; sempre aprendo muito com todos, hehe. Mas profissionais que não fazem muito pelo seu trabalho existem em todas as áreas, infelizmente… Acredito que existam diversos motivos para eles agirem assim, mas o que importa é que existe muita gente ótima no mundo (e também na nossa área) que está disposta a cooperar e se esforça muito, né? Conheço várias pessoas de todos os tipos hahaha :P.

      Sobre o “divulgadora”, quem me dera HSUIHASHIUAHSA vamos torcer haha, porque gosto bastante de trabalhar por aqui e de ter essa troca com profissionais da área! Sempre digo isso, mas a internet é MA-RA. Quando que poderíamos pensar, há algumas décadas atrás, que isso seria possível, né? Show!!!!

      Poxa, que honra essa comparação KKK. Gosto bastante do trabalho do Chassot. Sabe que esse livro dele eu ainda não li? Quem sabe em breve… Tô com uma pilha gigantesca de livros ainda não lidos aqui em casa hahaha. Obrigada pela dica! Até mais! 😀

  3. Sempre é legal fazer sugestões de livros atuais. Muito interessante o vídeo sobre o livro também. Parabéns!

  4. Adorei seu post sobre o livro e fiquei com vontade de ler! Acho que vou deixar separado como minha leitura de férias hihi! 🙂

Me conte o que achou desse post. Vamos bater um papo! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s